33 e 45

Compactos de vinil. Lado A e Lado B. Simples ou Duplo. Curiosidades e esquisitices.

23.2.07

Martinha - aqui






















Copacabana, 1969


Lado A:

Aqui

Lado B:

Meu namorado


Conheço gente que curte Jovem Guarda mas não gosta da Martinha. Verdade, ela tem muito pouca voz. Às vezes o sofrimento da moça para atingir certas notas é perceptível. Mas o que Martinha realmente curtia, em oposição a cantar, era compor - suas músicas são gravadas até hoje, principalmente por duplas sertanejas.
Quando comprei esse compacto, a única música de Martinha que conhecia era "eu daria minha vida" na voz de Roberto Carlos. E qual não foi a minha surpresa ao pôr o disquinho pra rodar: o arranjo e a levada altamente inspirados de "aqui" remetem imediatamente ao LP "O inimitável" de Roberto Carlos, principalmente à faixa "As canções que você fez pra mim" - supostamente inspirada pelo fim do namoro entre Dedé, o então baterista do Rei, e Martinha. Dor de cotovelo de primeira, com direito a "yeahs" e "woooos" no backing vocal, como na já mencionada canção do rei de cachoeiro. Uma beleza. Em oposição, o lado B é bem mais light. "Meu namorado" é alegrinha, e tem uma linha de baixo que lembra "por isso corro demais" - mais uma conexão RC.