33 e 45

Compactos de vinil. Lado A e Lado B. Simples ou Duplo. Curiosidades e esquisitices.

11.4.07

Um disco de STATUS - Duas Faces de Amor



















































Editora Três


Lado A: Quando Chegares (Carlos Lyra)

Lado B: Romântica (Carlos Lyra)



Ah, os anos 70. Música "sexy" pra todo lado. Já falamos dos Magnetic Sounds / Carbonos. Hoje é dia desse compacto, brinde da revista Status. Para as gerações mais novas, eu explico: era uma "revista de mulé pelada" dos anos 70 e 80. Estou simplificando, lógico. Um pouquinho mais de detalhes aqui.
O disquinho em questão é divertido: a atriz Kate Lyra canta com delicioso sotaque norte-americano (Brasileiro é tããããão bonzinho...) em duas músicas "sensuais" do então marido (e grande baluarte da bossa nova) Carlos. O lado B tem o "climão" de trilha sonora pruma sacanagenzinha amiga, com Kate cantarolando - dessa vez sem sotaque, visto que não há letra, só melodia. Diliça.

10.4.07

Francisco Alves - Foi Ela...
















































RCA Victor, (19??)

Lado A:

Foi Ela (Ary Barroso)
A Mulher que ficou na taça (Francisco Alves / Orestes Barbosa)

Lado B:

É Bom Parar (Rubens Soares)
Serra da Boa Esperança (Lamartine Babo)


Interessante compacto duplo do "rei da voz", rotulado como ep na capa. Note que o disco está em 45 rotações - a RCA bem que tentou, mas 33 e 1/3 rotações foi a velocidade que acabou emplacando por aqui (e se você ainda não sabia, este é o porquê do nome deste blog). O miolo do disco pode ser "destacado" (ou melhor, quebrado) para ficar como os compactos vendidos nos EUA - o que demandaria o uso de um adaptador. Não sei o ano exato de edição deste compacto - ou seria EP? - Porém as (re)gravações datam de 1952 e aparentemente foram o último registro fonográfico do cantor, falecido num acidente na via dutra no dia 27 de setembro do mesmo ano.

9.4.07

Piu Piu de Marapendi - Eu hoje vou me dar bem
























Lança , 1982

Lado A:

Eu hoje vou me dar bem (Piu Piu Lennon / Waldemar Mc Cartney)

Lado B:

Eu vou parar de beber (Piu Piu Lennon / Waldemar Mc Cartney)


Essa vai em homenagem à minha amiga Lia Amancio. Quem viveu a época da Blitz e o estouro de "você não soube me amar" também viveu o inesperado hit que foi essa paródia à canção em questão, criada pelo radialista Romilson Luiz (o Piu Piu) e seu chapa Sandoval (o "Waldemar"). Ouça aqui e cante comigo: "O NOME DELA É WALDEMAAAAAAAAR"...



Os Três Morais - um amor de brinquedo / e por isso estou aqui















































Som Maior, 1968

Lado A:

Um amor de brinquedo (Nonato Buzar / Regina Estela)

Lado B:

E por isso estou aqui (Roberto Carlos)



Esse eu comprei pelo lado B. Grupo vocal mais conhecido (principalmente lá fora) pela versão de "Freio Aerodinâmico" de Marcos Valle, os Três Morais cantam e vocalizam nesse compacto. A versão da música do Roberto é, digamos, fofa. O clima barroco está lá, com um toque de Swingle Singers - a principal inspiração dos Moraes - ou seria Morais? O lado A - aquele menos importante, nesse caso, traz uma composição do "pilantra" Nonato Buzar.