33 e 45

Compactos de vinil. Lado A e Lado B. Simples ou Duplo. Curiosidades e esquisitices.

24.2.07

Banda Repolho - Sorria, meu bem!





















Independente, 2004


Lado A:


B.U.C.E.T.A
Cheirinho de buceta

Lado B:

Pau na Bucetinha
Vulva Envolvente


Mais vinil "novo" na área. Penúltimo lançamento dos conterrâneos catarinas da Repolho - mas com um pé no RS. O disco é conceitual, mas não espere nenhuma farofada progressivóide: o assunto é a genitália feminina, "coisa tão querida que tem nome de palavrão". Como todo lançamento da Repolho, este compacto também está cheio de participações especiais da ala graforréica do rock gaúcho, tanto na composição quanto na gravação.

23.2.07

Diretrizes para a compra de compactos:

-Não pague mais de um real por música

-Quanto mais esquisita a capa, melhor

-Procure pelo envelope original do compacto que você está comprando.

Martinha - aqui






















Copacabana, 1969


Lado A:

Aqui

Lado B:

Meu namorado


Conheço gente que curte Jovem Guarda mas não gosta da Martinha. Verdade, ela tem muito pouca voz. Às vezes o sofrimento da moça para atingir certas notas é perceptível. Mas o que Martinha realmente curtia, em oposição a cantar, era compor - suas músicas são gravadas até hoje, principalmente por duplas sertanejas.
Quando comprei esse compacto, a única música de Martinha que conhecia era "eu daria minha vida" na voz de Roberto Carlos. E qual não foi a minha surpresa ao pôr o disquinho pra rodar: o arranjo e a levada altamente inspirados de "aqui" remetem imediatamente ao LP "O inimitável" de Roberto Carlos, principalmente à faixa "As canções que você fez pra mim" - supostamente inspirada pelo fim do namoro entre Dedé, o então baterista do Rei, e Martinha. Dor de cotovelo de primeira, com direito a "yeahs" e "woooos" no backing vocal, como na já mencionada canção do rei de cachoeiro. Uma beleza. Em oposição, o lado B é bem mais light. "Meu namorado" é alegrinha, e tem uma linha de baixo que lembra "por isso corro demais" - mais uma conexão RC.



22.2.07

The Ramones - Rock n roll radio





















Sire Records (UK), 1980. 45 rpm

LADO A:

Do you remember rock n roll radio?

LADO B:

I want you around

A parceria entre os Ramones e Phil Spector rendeu um álbum controverso. Este compacto britânico de bela capa saiu da trilha sonora do hoje cultuado filme "Rock n Roll high school". As duas faixas aqui presentes estão entre o melhor material gravado pelos Ramones com Spector: a parceria funcionava quando o material remetia para o pop dos anos 60, tão querido à banda - em particular ao cantor Joey - e do qual o produtor foi uma figura essencial. "Do you remember rock n roll radio" virou um clássico da banda, embora sempre achei que não funcionasse muito bem ao vivo. Já "I want you around" é um senhor B-side. A canção aparece no filme em uma cena hilária, na qual a protagonista Riff Randall (interpretada por PJ Soles , também presente no clássico "Halloween" de John Carpenter) adormece após fumar um cigarrinho suspeito e "acorda"! vendo os Ramones em seu quarto: Joey cantando para seduzi-la, Johnny tocando violão - que ele dizia ser alugado para a cena, dada sua repulsa a um instrumento tão "folkie"- , Dee Dee no chuveiro (!) e Marky no quintal.